21 agosto, 2011

ENCONTREI A PAISAGEM VERDEJANTE E O SERTÃO REVESTIDO EM ALEGRIA.


Glosando com Vinicius Gregório, poeta de São José do Egito/PE, autor do livro de poesia “Hereditariedade”. No mote:

ENCONTREI A PAISAGEM VERDEJANTE
E O SERTÃO REVESTIDO EM ALEGRIA.


Cícero Moraes:

Eu deixei o torrão que fui criado
Em um tempo de seca e sofrimento,
Viajei num caminho ao relento
Procurando trabalho em outro estado
Não achei e voltei inconformado,
Ao chegar ao sertão vi que chovia
E meu peito ferveu de alegria
Quando vi a beleza do instante
Encontrei a paisagem verdejante
E o sertão revestido em alegria.



Vinicius Gregório:

Ao voltar do Sertão eu encontrei
Um amigo, que foi me perguntando:
Se eu estive alguns dias viajando.
E eu lhe disse: "ao meu chão eu viajei...” 
Ele então perguntou: o que achei
No Sertão, pr'eu voltar nesta euforia...
E eu falei:" o Sertão já bastaria,
Mas achei algo mais exuberante:
Encontrei a paisagem verdejante
E o Sertão revestido em alegria".



Cícero Moraes:

Mudou tudo depois da trovoada
Pois a chuva me trouxe outra visão
Renasceu a paisagem do sertão
Afastando tal seca desalmada
Já deixei minha terra gradeada
Vou plantar a rocinha qu’eu queria
Sei que vai me ajudar minha Maria
A cuidar da lavoura hoje em diante
Encontrei a paisagem verdejante
E o sertão revestido em alegria.




Vinicius Gregório:

Encontrei os açudes transbordando
E um carão, pelos céus, cantarolante;
Encontrei a paisagem verdejante
E um vaqueiro tranqüilo e aboiando;
Pela estrada encontrei preás passando
E uma chuva suave ao meio dia;
Já na mesa encontrei o que eu queria,
Pra matar a fadiga de uma estrada:
Feijão verde, pamonha e carne assada
E o Sertão revestido em alegria.




Cícero Moraes:

Bastam só duas chuvas pra mudar
A paisagem de seca assustadora
Tanajura aparece voadora
E na mata começa a mudar
Nascem folhas e flores a brotar
Se não visse, eu não acreditaria
Antes seca, hoje verde, quem diria
De beleza vital e cintilante
Encontrei a paisagem verdejante
E o sertão revestido em alegria.



Vinicius Gregório:

Quase um ano e fiquei longe de lá...
Mas foi mesmo que uma eternidade.
E escutei os conselhos da saudade
Que dizia em cochichos: “Homi, vá!
Então fui, que o Sertão sempre me dá
Combustível, sossego e energia...
“Inda” mais quando Deus, por cortesia,
Manda chuva bem forte e abundante...
Encontrei a paisagem verdejante
E o Sertão revestido em alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA