31 maio, 2011

REPORTAGEM GLOBO RURAL XIX CAVALGADA À PEDRA DO REINO

Mito, tradição e história, três elementos presentes em 19 anos da cavalgada. O rei e a rainha são aguardados pelos súditos até que deixam o castelo no centro de São José do Belmonte em direção a igreja matriz de São José. Na missa campal, acompanham o coral de abôio, recebem bençãos e seguem pela zona rural do município.



O percurso tem mais de 30 quilômetros. Ninguém reclama do cansaço, a cavalgada é uma festa para os moradores.


Os participantes revivem as lendas criadas na Europa sobre Dom Sebastião, rei de Portugal, que desapareceu na batalha de Alcácer Quiibir, no norte da África no fim do século XVI. Em São José do Belmonte, mais tarde, no século XIX, alguns agricultores iniciaram o movimento sebastianista. Eles acreditavam que, de alguma maneira, a morte não deteria o rei por mais tempo.


Nessa região, o movimento sebastianista deu origem a uma seita. Os fundadores pregavam que apenas com o sangue derramado de sacrifícios, Dom Sebastião poderia desencantar e ressuscitar trazendo um reino de paz e justiça.

Os sacrifícios eram realizados no sítio Pedra Bonita. Muitos seguidores se jogavam das pedras com a promessa de que o próprio Dom Sebastião os ressuscitaria. Em 1838, tropas do império acabaram com a seita.

O Sítio da Pedra do Reino, como hoje é chamado, recebe a visita de turistas de todo o país. É a parada final da cavalgada.
 


veja mais  em : http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/05/cavaleiros-e-amazonas-participam-da-cavalgada-da-pedra-do-reino-em-pe.html

abaixo reportagem TV UNINOBRE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA