30 maio, 2011

Bicampeão- COLUNA SEMANAL - Efigênio Moura


Havia a desconfiança que Serafim era exatamente aquele macho que aparentava ser. Desde menino, quando brincava de super-heróis ele sempre queria ser o Robin. E era.   Quando adolescente a moto com detalhes rosa era destaque em toda Caraúbas, tomava banho de rio quando havia cheia cantarolando I WILL SURVIVER, mas FINIM, apelido dado por sua avó materna se casara com a moça mais difícil, mais bonita e mais disputada da cidade  de Boa Vista. Com Maria dos Prazeres teve cinco filhos. Cinco sementes vingadas. Cinco carimbos de macho.
Dúvida da gota.
E o danado é que na sociedade machista e tradicionalista do lugar, a cobrança pela utilização dos métodos antiquados de ser, viver e comentar a vida alheia era fator determinante para condição de macho. Tanto que a SOSEBO (Sociedade Secreta Boa-vistense), formada por machos tradicionalistas se reuniria em caráter extraordinário para resolver as questões e os comentários sobre seu sócio fundador e idealizador do movimento: Serafim, o Finim.
E Serafim também era alucinado por futebol, trezeano que era não perdeu a final do campeonato no domingo contra seu arquirrival, o Campinense. Depois de um sufoco danado, depois de levar bomba nos pés, empurrão de soldado, banho de cerveja ou de urina, dedada de raposeiro disfarçado na geral do Treze, viu seu time ser campeão. Bi Campeão paraibano.
Serafim não se conteve de tanta alegria e emoção, varou a madrugada em Campina Grande e de manhãzinha, ainda vestindo trajes do jogo, moletom e camisa do seu clube, lembrou-se da reunião da Sosebo.
Na sede da Sociedade, 12 homens trajando terno escuro, aguardavam ansiosa a chegada do companheiro para dirimir as dúvidas, em silencio, se olhavam e silenciavam-se mais a cada olhar (como se fosse possível).
A porta da sala de reunião abre-se violentamente e ainda aberta, no meio dela, com o clarão do dia no fundo, surge Serafim, que em êxtase, abre os braços, joga a cabeça pra trás e grita:
- Genteeeeee!!! Eu agora sou Bi!
Pronto. Lascou.
Os 12 homens estupefatos se entreolharam e em mais silencio ainda se retiraram da sala.
Serafim ainda comentou:
- Oxe, vão pra onde magóte de raposeiro?
Serafim foi expulso da Sosebo por unanimidade, perdeu mulher, os 5 filhos, duas meia quengas e ainda, a cadeira da frente nas sessões da Câmara de Vereadores.
Acabou-se o homem.

 Efigênio Moura (contato@efigeniomoura.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA