19 junho, 2013

Poeta Vinícius Gregório : SECA e FESTA

SECA E FESTA



Meu Deus do Céu, não entendo
Como é que isso acontece:
Falta dinheiro pra SECA,
Com isso o Sertão padece,
Mas pra fazer uma FESTA
Esse dinheiro aparece.



Eu sei que Deu uma chuva
Pra maquiar a pastagem
Só que agora a SECA VERDE
Toma conta da paisagem,
Mas vai chover muita FESTA
No meio da estiagem.



Não entendo, não entendo,
Se vi na televisão
Que a SECA “inda” “tá” durando
Maltratando o meu Sertão,
Por que tem tanta cidade
Investindo no São João?




Se na capital eu vejo
O povo mobilizado,
Pra mandar água e comida
Pro sertanejo e pro gado,
Por que é que no Sertão,
Numa FESTA de São João,
Gastam dinheiro adoidado?



E o povo que “tá” doando
Água comida e ração,
Quando vê que uma cidade
Gasta dinheiro em São João,
Será que “inda” tem vontade
De socorrer o Sertão?



Se for pra cavar açude,
Dinheiro some de vez,
Mas pra fazer uma FESTA
Tem dinheiro todo mês.
Será que ninguém percebe
Esta grande estupidez?



Eu sei que vão me dizer
Que essa FESTA é tradição,
Mas será que um camponês
Que perdeu a criação,
Vendo que a SECA não para,
Dança feliz no São João?

Já que dizem que o Brasil
Acordou e “tá” em brasa,
Sertão, por favor, acorde,
Pra luta não ser tão rasa...
Não culpem só “Dilma” não,
Que a mudança da Nação
Começa da nossa casa.

Será que estou sendo chato?
Será que só eu “tô” vendo?
Não acham contraditório
O que está acontecendo?
Alguém, por favor, me explique,
Pois eu mesmo não entendo!!

Ou melhor, entendo sim
E a situação é esta:
Pra político, festa é bom,
Pro governo, seca presta
Pois são máquinas de votos,
Justamente, SECA e FESTA!!

E a mudança? Está no voto,
Meu e seu e do povão.
Mas enquanto alguém achar
Que crítica à situação
É mera politicagem,
Será sempre essa paisagem
Que veremos no Sertão!

Vinícius Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA