Poeta, repentista, escritor e cantador...
Oliveira Francisco de Melo, o Oliveira de Panelas aos 08 anos de idade, já fazia seus primeiros versos. Aos 12 anos cantou pela primeira vez no Sítio CONTADOR município de Panelas-PE. Seu pai Sr. Antônio Francisco de Melo Filho e sua mãe Maria Virtuoza dos Santos foram seus grandes incentivadores de todo seu trabalho.
Tornou-se profissional aos 14 anos, viajando por todo o estado de Pernambuco, parte de Alagoas e Paraíba com vários poetas-cantadores, entre eles: João Vicente e Manoel Hermínio filhos de Panelas e Cupira respectivamente.
Incorporou-se em inúmeras campanhas de utilidade pública de caráter social promovidas por Ministérios e Secretarias, como:
- Anistia geral e restrita;
- Reforma agrária;
- Campanha de prevenção contra doenças contagiosas;
- Arte e saúde;
- Etc.
Participou de 298 (duzentos e noventa e oito) Congressos de Cantoria do repente, sendo classificado em primeiro lugar em 185 deles. Cantou para presidentes de países estrangeiros a exemplo: de Mário Soares e Fidel Castro e outros presidentes brasileiros, além de várias personalidades do mundo artístico, político e social. Cantou para o Papa João Paulo II. Cantou três vezes para o cantor Roberto Carlos.
FONTE http://culturanordestina.blogspot.com.br/2006/09/oliveira-de-panelas-biografia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM