12 novembro, 2010

"Eu sinto o cheiro do gado No couro do meu gibão"Z

imagem: ZÉ DO MESTRE, artesão de Slagueiro -PE

Dentro da caatinga branca
O vaqueiro dar carreira
Na novilha mandingueira
Fura o cavalo na anca
Pega, amarra, ferra e tranca
No curral do seu patrão
São coisas do meu sertão
Do sertanejo arrochado
Eu sinto o cheiro do gado
No couro do meu gibão

Quem ver carreira de mato
Dentro de agave e facheiro
Jurema preta e pereiro
Marmeleiro, unha de gato
Correr atrás de um boiato
Bater com ele no chão
Pegar o bicho com a mão
Deixar ele encaretado
Eu sinto o cheiro do gado
No couro do meu gibão

Um chocalho a badalar
Um cachorro campineiro
Acha o garrote ligeiro
E começa lhe acoar
Vaqueiro parte pra lá
Com toda disposição
Botando as luvas na mão
E um barbicacho apertado
Eu sinto o cheiro do gado
No couro do meu gibão

Mote: Josa Rabelo
Glosa: Janio Leite, 15/10/2009

4 comentários:

  1. Excelente escrito. Muito bom... E viva o vaqueiro, que é herói do gado e nas matas, mostra do que é capaz... Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Lindo poema! Descreve uma vida de aventura e beleza do mundo nordestino, que é também muito sofrida por falta de políticas de apoio. Estilo de vida que deveria receber incentivo e apoio, pois muito importante na formção de um valor humano que é difícil ser encontrado nos centros urbanos.

    ResponderExcluir
  3. É isso ai não vamos deixar acabar a tradição de vaqueiro

    ResponderExcluir
  4. É isso ai não vamos deixar acabar a tradição de vaqueiro

    ResponderExcluir

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA