26 fevereiro, 2013

A Herança de minha vó

Herança  de minha vó
Autor:  Cazuza Rufino – Belmonte-Pe



Eu vou contar  uma herança
De uma vó para um neto
De um casal bem unido
Ambos eram muito retos
eu como fui o herdeiro
Sou dono dos  objetos

Minha  vó adoeceu
Primeiro fez testamento
Que de seu apartamento
O herdeiro só era eu
Logo em vida ela  me deu
Um tacho velho furado
Um abano remendado
E um mulambo velho de cesto
Uma barrica sem texto
E um cuscuzeiro furado


Ela deixou uma cadeira
Com três pernas arrancadas
Uma casa velha escorada
Sem ter uma telha inteira
A asa de uma chaleira
E a chave velha da porta
Além de tá velha e torta
Enferrujada e demente
Eu fiquei muito contente
Quando vi a velha morta

Herdei um pé de macuca
Três espinhos de “quandú”  (porco-espnmho)
O bucho de um caititu
E dois limões em uma cumbuca
E mais um torrão de açúcar
Que de velho açucarou
E mais que ela deixou
O beijo de um jereré
Um moinho e um coité
E dois ovos de jaburu

Herdei mais um panicum(lençol amarrado que formava uma rede)
Que criou-se o velho dentro
Herdei 3 pés de coentro
De prato só herdei um
A banda de um jerimum
E um brinquinho de latão
Herdei uma mão de pilão
Dois birros e 4 alfinetes
Uma agulha e 2 colchetes
E uma cueca velha sem botão

Ainda se encontrou
Quatro galhos de marcela
Os beiços de uma gamela
Tudo para mim ficou
O mais que ela  deixou
Um cinto cheio de nó
Herdei mais um “urinó”
Furado e catingoso
Era um trastes mimoso
Da finada minha vó

Herdei um quartal famoso
Que só nele  falarei
Nunca negociarei
Por ser muito opinioso
Era um cavalo famoso
Desta forma que lhe digo
Nunca caiu em perigo
Nunca cansou de viagem
Era anima de coragem
E tinha bons sinais consigo



No queixo tinha um inchaço
Três bicheiras nas orelhas
Um jerimum na sarnelha
E quatro lubim no cachaço
Duas bexiga no espinhaço
E um nó no chambaril
Era nasco dum quadril
Pardo da vista morena
Cego da gota serena
Não podia desistir

Tinha um corredor triado
Coberto do arestin
Não comia mais capim
Os dentes tudo arrancado
Tinha os cascos rebitados
Sem poder tocar no chão
Na experiência do Galvão
Era rei dos animais
E pra completar os sinais
Quatro pram nas duas mão





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA