02 abril, 2012

DISCURSO NA CÂMARA MUNICIPAL



De herança  e heróis

A família de José de Carvalho e Sá Moraes, aqui está marcando presença e outorgando-me o direito de usar a palavra em seu nome.
Não há exceção do mérito para mim, intérprete do reconhecimento familiar. Coube-me a honra apenas em momento oportuno, evocar esse grande vulto da história Belmontense que muito fez  em prol da sua tão amada terra.
Muito justa e oportuna a homenagem que se prestou em tempos passados ao CORONEL MORAES, em figurar  numa das principais artérias da cidade de São José do Belmonte. Ao mirarmos a placa que carrega o seu nome, recordamos os seus feitos e lembramos o seu exemplo de trabalho, de homem honesto, de coragem, lealdade e dignidade de um grande sertanejo.
Não concordo nunca que se mude nome de rua consagrado pelo uso popular.
O poeta Manuel Bandeira, preocupado com este fato, temia a troca dos nomes antigos: - “Tenho medo que hoje se chame do Dr. Fulano de Tal.”
São José do Belmonte é um município que não tem o hábito de cultuar os seus mortos. A memória parece esfacelar diante uma história merece tantos aplausos. Eventos gloriosos marcam a história desse município. Ninguém vive sem legados , todos somos herdeiros dos nossos antepassados. Se herdeiros é porque há heranças. Mas esquecer tem sido a ordem do dia, um descaso que não nos engrandece.
Pois saibam caros conterrâneos que há o que se louvar nas terras da PEDRA DO REINO, da ROTA DO CANGAÇO e do fertilíssimo VALE DO CRISTÓVÃO,  nomes fortes, de heróis de cabeça erguida e personalidade de primeira grandeza que por elas transitaram. Não é necessário ir muito longe para reaviva-los. Basta apontar as primeiras décadas do século passado: JOSÉ DE CARVALHO E SÁ MORAES,  ANTONIO CASSIANO PEREIRA DA SILVA, MANOEL BENEVIDES DE SOUZA MENESES, JOAQUIM LEONEL PIRES DE ALENCAR, MANOEL DA MOTA  E  SILVA, TERTULIANO DONATO  DE MOURA, LUIZ GONZAGA GOMES FERRAZ, JOSÉ ALENCAR DE CARVALHO PIRES,  LUIZ MARIANO DA  CRUZ, MANOEL LUCAS DE BARROS, DO PROFESSOR MANOEL DE QUEIROZ, DO  PADRE MANOEL LOPES,  DE JACINTO GOMES DOS SANTOS e  tantos e tantos outros, sem falar em HERMES PRIMO DE CARVALHO e JOÃO PEREIRA  DE MENESES. Uma plêiade de vultos que o tempo teima em apagar.
Quem da nova geração recorda tais ícones???
A verdade é que não sabemos homenagear os que se foram, como se o passado simbolizasse alguma coisa ultrapassada a não merecer reverências. Urge que a consciência da tradição venha a impregnar saudades sem cheiro de remorso, tal qual decantou Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade:
“- Um estado ou um país que valoriza a sua fortuna cultural não terá receios de conviver com o futuro, menos ainda com o o presente.”
Os tempos mudaram, a ânsia de transformação predomina, a celeridade das horas parece não comportar certos rituais de rememoração, mas não  podemos olvidar aqueles que contribuíram para  a construção da história da nossa  tão querida terra e do seu povo  laborioso e bom, que vive sob os auspícios e proteção do seu padroeiro SÃO JOSÉ.
Na oportunidade, como bisneto desse impoluto vulto da história de Belmonte que foi SÁ MORAES, deixo a sugestão a esta egrégia casa que se faça a alteração do toponímio de PRAÇA SÁ MORAES, para PRAÇA JOSÉ DE CARVALHO E SÁ MORAES.
Faço também um apelo a todos aqueles que amam, essa bela e heroica terra, para que imbuídos dos mais altos e sinceros sentimentos  patrióticos, possamos  elevá-la e engrandecê-la  cada vez mais,  procurando  desta forma  nos aprofundar mais na sua história e nos seus heróis . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA