03 agosto, 2009

PROGRAMA GLOBO INVERNO- GRAVADO EM BELMONTE

Globo Inverno revela encantos de São José do Belmonte, em Pernambuco, e de Pedro II, no Piauí
O Globo Inverno começa pelo Sertão de Pernambuco, em São José do Belmonte, uma cidade que tem a sua história ligada à obra do mestre Ariano Suassuna. A cidade fica no Sertão Central do Estado, a 479 quilômetros do Recife.

Com 32 mil habitantes, Belmonte, como é chamada, guarda todas as caraterísticas de uma cidadezinha do interior. Um dos seus destaques é o casario antigo. Em uma das casas, nos anos 20 do século passado, um comerciante foi assassinado por um bando de cangaceiros. Entre eles, estava Lampião.

Mas a grande atração de São José do Belmonte fica na zona rural, na Serra do Catolé. É a Pedra do Reino, uma formação rochosa que chama a atenção pela imponência. Neste lugar, entre 1836 e 1838, mais de 50 pessoas foram sacrificadas. Eram seguidores do sebastianismo, que pregava a volta do rei como libertador do povo. Todos os anos, os belmonteses promovem uma cavalgada que sai da igreja matriz. Com trajes medievais, eles percorrem 36 quilômetros até a Pedra do Reino.

Os fatos ocorridos no local levaram o escritor Ariano Suassuna a escrever o Romance da Pedra do Reino, lançado em 1970. Neste programa, Ariano volta ao lugar, que ele considera mágico, mais uma vez. Desde 1996, por ideia do escritor, grandes esculturas de pedra feitas por Arnaldo Barbosa, de Olinda, foram colocadas lá. Postadas em círculo, elas vão compor um santuário. Ariano conta o que sentiu quando esteve no local pela primeira vez.

Confira o primeiro bloco do programa clicando aqui.


No segundo bloco, o Globo Inverno vai a uma cidade do Piauí conhecida pela temperatura amena e também pelas pedras. Só que as pedras do município de Pedro II (a 230 quilômetros de Teresina) são pequenas jóias, as opalas. Outro ponto turístico da cidade mostrado é o Morro do Gritador, a 729 metros acima do nível do mar.

>Confira o segundo bloco do programa clicando aqui

FONTE: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/interior/2009/08/01/BLG,1165,4,81,NOTICIAS,1348-GLOBO-INVERNO-REVELA-ENCANTOS-JOSE-BELMONTE-PERNAMBUCO-PEDRO-PIAUI.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA