27 julho, 2010

Desafio Nordestino de Poetas Cantadores 2010 etapa Triunfo


A terra dos Caretas terá quatro dias de oficinas, shows, cortejos culturais e espetáculos de dança e teatro
Imprensa Fundarpe

De 28 a 31 de julho, a cidade de Triunfo recebe o Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Pajeú, durante a 52ª Festa do Estudante. A terra dos Caretas, que possui diversos atrativos como o friozinho da serra, as belezas naturais, arquitetura e gastronomia peculiar, será tomada por uma intensa programação cultural. Artistas dos 17 municípios que compõem a região do Pajeú terão oportunidade de mostrar os seus trabalhos, trocar conhecimentos e conhecer as produções de outras localidades do estado e do país.

Quem estiver em Triunfo, neste período, terá acesso a oficinas de capacitação, Desafio Nordestino de Poetas Cantadores, seletiva de bandas do projeto itinerante Observa e Toca, além de shows com artistas locais e nacionais, cortejos de grupos de cultura popular e espetáculos de dança e teatro.  E, entre os dias 02 e 07 de agosto, a cidade ainda terá o seu 3º Festival de Cinema.  O que faz de Triunfo uma ótima opção para o turismo cultural durante o inverno e o finalzinho das férias de julho.

Esta é a quarta etapa de 2010 do Festival Pernambuco Nação Cultural, idealizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que já passou por Goiana, São José do Belmonte e Garanhuns. O Festival faz parte da política de interiorização do Governo do Estado, que tem por objetivo valorizar a diversidade cultural de Pernambuco, aproximando as regiões e proporcionando o desenvolvimento sustentável.

DESAFIO DE CANTADORES – No dia 28, quem abre a programação da festividade é o Desafio Nordestino de Poetas Cantadores, que chega a sua quarta etapa em 2010. A primeira aconteceu em Goiana, na Mata Norte, e reuniu cinco duplas do Grupo A. A segunda aconteceu em São José do Belmonte, no Sertão Central, com cinco duplas do Grupo B. A terceira foi sediada pela cidade de Garanhuns, durante o Festival de Inverno, com a segunda rodada das duplas do Grupo A. Agora é a vez dos pares do Grupo B voltarem ao palco: Valdir Teles (PE) e João Paraibano (PB); Daniel Olimpio (PE) e Zé Galdino (PE); Chico Diassis (RN) e Ismael Pereira (CE); Silvio Granjeiro (CE) e Francinaldo Oliveira (PE); e Antonio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI). Os cantadores iniciam a peleja às 18h, no palco do Festival instalado na Praça Carolino Campos.

“O Desafio é um reconhecimento da importância da arte dos cantadores para a formação cultural nordestina e brasileira. É hoje a maior vitrine para os poetas cantadores”, diz Rogério Meneses, coordenador do evento, que congrega representantes de cindo Estados fortes em Cantoria.

Uma comissão julgadora, com vasta experiência em cantoria, ficará com a responsabilidade de eleger as melhores duplas da noite. Quem obtiver a melhor pontuação leva um prêmio de R$ 1 mil mais o cachê da apresentação. A noite conta ainda com a participação especial do declamador Dedé Monteiro (Tabira - PE).

Até dezembro, os grupos A e B percorrerão as cidades por onde o Festival passar. Durante as etapas, as duplas acumularão pontos. Das semifinais, sairão três duplas de cada grupo, que disputarão a grande final do Desafio.

Um comentário:

  1. Poeta,
    -
    Não deu pra fazer nada no layout pois a senha não foi aceita, ou anotei errado ou vc passou errada.
    -
    Dá uma conferida e manda para meu e-mail, ok? tarcio.j@hotmail.com
    -
    abraço

    ResponderExcluir

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE A POSTAGEM

Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA