30 setembro, 2009

FESTIVAL DE VIOLEIROS EM TRIUNFO-PE

No dia 02 de outubro Triunfo-PE vai receber alguns dos maiores repentistas e declamadores do Brasil, é uma grande oportunidade dos triunfenses, visitantes e moradores da região assistirem um encontro da cultura sertaneja e nordestina, os repentistas e declamadores, entre estes estará o grande poeta Iponax Vila Nova, Presidente do CLUBE DO REPENTE.

O evento que acontecerá no Bar de Novinho, ao lado do Cine Theatro Guarany, contará com a participação de vários cantadores, além da ilustre presença do poeta e declamador Iponax Vila Nova (filho de Ivanildo Vila Nova).
Confira a lista de cantadores que abrilhantarão o 1º FESTIVAL DE REPENTISTA EM TRIUNFO/PE:

Edivando Nogueira e Antônio José
Edesel Pereira e Severino Pereira
Daniel Olímpio e Damião Enésio
Josival Rodriguês e George Alves

A organização do evento fica por conta de Novinho e do poeta Edivando Nogueira.
Vamos participar!

Serviço:

1º FESTIVAL DE REPENTISTA EM TRIUNFO/PE
Local: Bar de Novinho – Praça Carolino Campos, Centro- Triunfo/PE (ao lado do Cine Theatro Guarany)
Dia: 02 de outubro de 2009
Horário: Não nos foi informado

Entrada Franca


Matéria extraída do http://clubedorepente.blogspot.com/

28 setembro, 2009

6° FESTIVAL INTERNACIONAL DE REPENTISTAS E TROVADORES DE LIMOEIRO DO NORTE



No festival, artistas populares da região e de outros cinco estados do Nordeste se apresentam na praça principal. "Aqueles cantadores menos agendados, aqui tem a sua vitrine maior”, diz o diretor do evento, Geraldo Amâncio.

Seja qual for o estilo, os cantadores garantem: é tudo no improviso. “É de improviso total. Na hora que a gente vai é que sai a coisa. É de improviso”, conta o repentista Antônio Lima.

Eles sobem no palco e mostram porque são chamados de repentistas. Uma dupla optou pelo famoso desafio, uma conversa cheia de provocação, com refrão ensaiado.

A novidade deste ano foi a participação de trovadores internacionais. Duas duplas, uma de Cuba e outra da Itália, apresentaram um pouco da cultura popular desses países. Do encontro com cantadores nordestinos, nasceu um projeto para diminuir ainda mais a distância entre eles. “O improviso é um diálogo de paz entre culturas", diz Paolo Scarnecchia, diretor artístico do grupo italiano.

Na terra do forró, o ritmo não poderia deixar de encerrar a noite, com o tradicional pé de serra, que não deixou ninguém parado.

Fonte consultada: G1

21 setembro, 2009

SEMANA CULTURAL E XXII MISSA DO POETA ZÉ MARCOLINO

TABIRA..............

Cidade linda, pessoas maravilhosas de espírito e de calorosa recepção. Pois bem esta cidade foi palco da Semana cultural que foi encerrada com a relização da XXII MISSA DO POETA, em homenagem a Zé Marcolino falecido em 1987 vítima de um acidente automobilístico. Cheguei na sexta-feira dia 18, logo ao chegar pude participar de uma homenagem ao poeta Dedé Monteiro em uma das escolas da cidade, na ocasião fui bem recebido, sendo inclusive convidado a declamar alguma poesia, fato este que me pegou de surpresa, me deixando nervoso e fazendo com que eu ficasse nervoso e errasse a poesia tendo que dclamar outra pra não decepcionar as pessoas presentes. Durante a noite pude participar da XIII MESA DE GLOSAS DO PAJEÚ, sem dúvida a melhor apresentação da poesia improvisada já assistida por mim nos meus 27 anos de vida. Durante o sábado pude visitar o amigo poeta Zipa e o seu BAR DO ARROZ, onde ao lado de amigos como Raphael Moura, Hércules, Felipe Júnior, Josemar Rabelo, Paulo Rabelo, Jânio de São José do Egito e outros; pasamos uma tarde com muita música e poesia em um ambiente agradável. Durante a noite realizou-se a MISSA, e logo após as apresentações com os declamadores Vinicius Gregório, Chico Pedrosa, Edvaldo Bronzeado, músicos: Irah Caldeira, Sevi Nascimento, Chico e João Arruda, Banda BKL, Banda Vozes do Campo.
Este ano, os homenageados foram: Rogério Meneses e Neusa Clementino.

Veja algumas imagens da festa:
clique no SLIDE e veja o álbum completo


ACOMPANHE TAMBÉM O BLOG DA APPTA : http://appta.spaces.live.com

POETA GENILDO SANTANA

POETA FELIPE JR.

POETA ALBINO DO BIGODÃO

POETA ALBINO DO BIGODÃO 2

14 setembro, 2009

XXII MISSA EM HOMENAGEM AO POETA ZÉ MARCOLINO

Convido todos(as)visitantes deste espaço para os eventos em homenagem ao poeta Zé Marcolino no 22º aniversário de sua morte, os eventos acontecem em Tabira. Ano passado tive a oportunidade de participar apenas da missa que encerra a semana de homenagens ao poeta, evento este que me marcou bastante pois conhecí pessoas de uma simplicidade imensa e de coração maior ainda; enfim habitantes desta cidade encravada no vale da poesia e dotada de grandes nomes da poesia integrantes da APTTA- Associação dos Poetas e Trovadores de Tabira.

09 setembro, 2009

DESFILE 7 DE SETEMBRO 2009 - SÃO JOSÉ DO BELMONTE-PE

Dia de muita animação na cidade com 2 desfiles divididos entre manhã e tarde do dia 7 de setembro de 2009. Veja as fotos abaixo:


link para o álbum de fotos completo : CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA ABRIR
SETEMBRO 2009
Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA