30 março, 2011

Lançamento do livro do poeta Gonga Monteiro, Vida & Verso

Amigos e amigas



Sábado, dia 02 de abril às 12h, será o lançamento do livro do poeta Gonga Monteiro, Vida & Verso, no Canto Sertanejo-Mercado da Madalena. Não perca essa grande festa que reunirá os grandes nomes da cultura popular.

O que? Lançamento de "Vida & Verso"
Quando? 02 de abril às 12h
Onde? Canto Sertanejo-Mercado da Madalena, Recife/PE

Você não pode perder
Essa festa de poesia
Que tem dose de alegria
Misturada com prazer...
Venha que você vai ver
O que é verso por inteiro,
Feito no mais verdadeiro
Recanto deste universo,
E assim surge Vida e Verso
Do grande Gonga Monteiro.

Abraços,

LANÇAMENTO - CD ZÉ ADALBERTO CANTADO POR EDMILSON FERREIRA E ANTÔNIO LISBOA

Olá amigos e amigas, que têm qualquer meio de comunicação, peço encarecidamente o apoio de vocês na divulgação do lançamento do 1º CD de poesia/cantoria, produzido por - Zé Adalberto - e cantado pela famosa dupla: Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, que está fazendo 15 anos de carreira.
O lançamento acontecerá no dia 1º de maio - domingo - a partir das 8h da noite, ao lado da Igreja Matriz de São Pedro, Itapetim - PE, durante a progração do aniversário da rádio Pedras Soltas FM.
Na ocasião, a dupla se apresentará, bem como vários artistas, amigos do poeta Zé Adalberto.
O CD custará 10,00 reais.
Contamos com a sua honrosa presença para que possamos valorizar a nossa arte poética.
Apoio: Prefeirura Municipal de Itapetim, Diretoria de Cultura de Itapetim e Rádio Pedras Soltas FM.






18 março, 2011

FESTA DE SÃO JOSÉ 2011 - BELMONTE -PE



Foto: Fábio & Nando
Novidade na programação da Festa do Padroeiro de São José do Belmonte neste mês de março. As presenças das duplas sertanejas: César & Daniel e Fábio & Nando abrilhantam e dão um toque especial do romantismo da música sertaneja ao evento. Ambas as duplas já passaram pelo palco do Faustão. Natural de Sertão de Pernambuco, as duplas são sucesso por onde passam. A programação ainda traz a Banda Kennedy Brasil e a beleza dos rítmos da Banda Pinga Fogo.
Confira programação:
DIA 17/03/2011: FORROZÃO KENNEDY BRASIL
                         e CÉSAR & DANIEL
 
DIA 18/03/2011: BANDA PINGA FOGO
                          e FÁBIO & NANDO

14 março, 2011

UMA COLCHA, CEM RETALHOS- Ismael Gaião

14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA e ANIVERSÁRIO DO POETA CHICO PEDROSA

A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema repAublicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
HOJE também aniversário do poeta CHICO PEDROSA, parabéns amigo!!!

Declamando na missa do vaqueiro - NOVENÁRIO A SÃO JOSÉ - 2011

Eu ao lado do poeta CAZUZA RUFINO.

12 março, 2011

I FEIRA DE LITERATURA DE CORDEL DO SERTÃO Dia 25 de março de 2011


Dia 25 de março/2011
No Museu do Cangaço - Serra Talhada/PE.
Poetas de todas as idades e de todos os cantos do Nordeste mantém viva a tradição com suas publicações que fascinam as pessoas das mais diversas gerações. Os versos não mais estão apenas nas feiras, é comum encontrarmos dentro das universidades, na rede mundial de computadores, nas pequenas vilas e grandes metrópoles. A I FEIRA DE LITERATURA DE CORDEL DO SERTÃO é pra juntar esse pessoal e fazer um brinde a nossa identidade cultural.
19h30min – Apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
20h00min: Recital com os poetas:
ü  Chico Pedrosa  veja  vídeo aqui
ü  Dedé Monteiro  veja  vídeo aqui
ü  Edgar Diniz
ü  Felipe Júnior  veja  vídeo aqui
ü  Caio Menezes
ü  Dudu Morais  veja  vídeo aqui
ü  Dulce Lima
ü  Genildo Santana veja  vídeo aqui
ü  Adeval Soares
ü  Neide Nascimento
ü  Paulo Moura  
ü  Gilberto Mariano
ü  Rui Grude    
ü  Damião Enésio e Zé Pereira  

Patrocinio :
Programa BNB de Cultura 2011
BNDES/Governo Federal
Apoio:
UBE/PE  – NEC – Núcleo de Estudos do Cangaço
Academia Serratalhadense de Letras
Unicordel
Ponto de Cultura APDTA
SEBRAE

Realização:
PONTO DE CULTURA CABRAS DE LAMPIÃO


--
FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO
Rua Virgolino Ferreira da Silva, 06 - COHAB
Serra Talhada - Pernambuco - CEP: 56.909-110
Tel: (87) 3831 3860 / 3831 2041 / 9918 5533 / 9938 6035
E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com
Site: www.cabrasdelampiao.com.br

11 março, 2011

ORAÇÃO FORTE E MILAGROSA PARA AFUGENTAR O MAU-OLHADO DO CONGRESSO NACIONAL

ORAÇÃO FORTE E MILAGROSA PARA AFUGENTAR O MAU-OLHADO DO CONGRESSO NACIONAL
(Jessier Quirino)
Modese obter um milagre bem milagrado e verdadeiro, o puxador da reza deve ter FÉ num partido defunto, porém, zero-cabaço de pebice e ladroagem.
A reza é pra ser tagarelada de boca toda, braço arribado e mão de abano, por cento e vinte beata, bem na frente do Congresso Nacioná. Primeiro, cada rezadeirafaz um banho para lavagem da rampa e dos batente: 9 pimenta malagueta, 3 dedo de amoníaco, 9 folha de pinhão roxo, 3 alho macho, um taco de fumo de rolo, doistõe de canela em pó, um trevo Amansa Tudo, 10 galho de Desempata, 3 folha deVinde-cá e raspa do microfone do Congresso Nacioná. Mistura com dois litro de solução de bateria, nove pingo de mijo de senador, sobejo do cafezinho dum deputado risão, água de colônia da boa e dois dedo de cachaça. Enterra por sete diae, naquela hora lá, tome-lhe banho de bassoura e etc. e coisa : escovão, palha de aço, também ácido muriático, água de matar verruga, creolina, soda cáustica, lixa 8, lixa 12 e fé em desempatar.
Para este banho a defumação é: 4 folha de Puçá, 3 caroço de Uxi e 3 broche de sutiã de uma caba eleitorá. Junta com um retrato de um prefeito honesto, sumo devinte título de eleitor, mais a raspa da carteira de quatro vereador.
Com um rosário verde e amarelo em formato de pulseira e caindo pelas mão, o puxador da reza se benze com a bandeira do partido, e, de mãos ambas, dá de garra duma folha de coqueiro e vai fazendo cruz no espinhaço do Congresso como quem abana um elefante comilão e afundado no cocô. Concentra-se na força milagrosa do partido e larga o pau a rezar:
Oh, meu saudoso partido! Vós que aqui fostes nascido e aqui foste sepultado! No teu tempo esse Congresso era virge desse olhado!
Oh, Congresso Nacioná! Se com dois te botaram, com três eu te tiro; pelos poder do supremo, pelos poder dos poder; poder das força divina, poder do PPPP. (aí diz o nome do Partido cabaço de pebice e virge de ladroagem).
Se botaramna tua arquitetura, nas tuas grande vidraça, na tua rampa de subida honesta e descida mais-ó-meno, no teu lema de luta e teu passado de glória, todo olhar maldiçoado, tinhoso e excomungado há de se arretirar! Perdoai, oh perdoai! Mais duas vez perdoai, esses partido safado, ferino e falsificado lá da casa de carái!
Oh, meu Congresso sofrido! PPPP te conhece, PPPP te amou, PPPP te conserta, PPPP te liberta desse mal que te entrou.
O mesmo milagre te cure o ar torto; ar morto; ar quente; ar de arrenego; ar de projeto má votado; ar de riso e embromação; ar de toco e de propina; ar de 20, 25, 30, 40%; ar de discurso safado; ar de bajulação; ar toma-lá-dá-cá; ar de desculpamaldada; ar de rixa e deduragem; ar chegado à baitolagem; ar de raparigagem; ar de tapa e confusão; ar de lugar sem dono; ar de farra e gente ruim; ar de genteamundiçada, vadia e barra-pesada, ar traíra de Caim; ar de felaputice; ar de zona elei-do-cãoquá-rá-quá-quá frente às câmara; ar batedor de carteira; ar de esculhambação!
Credo cruz, verbo em carne, padre virge e coisa e ! (duas reza de ibope com mais três credo as avesso e três missa de Natá). PPPP teje contigo por quanto tempo durar. Pelos poder do supremo. Pelos poder dos poder. Poder das forçadivina. Poder do PPPP!
Depois da reza aplaudida o cabra solta um seguida, um tirinete de fogos dofumaceiro avoar, Estado Zunido zunir e corruto se mijar
Related Posts with Thumbnails

Poeta Heleno Alexandre disse:


Com Cícero Moraes nossa poesia
Tem mais um espaço pra ser divulgada
Com vídeo que mostra baião e toada
Interpretação, ritmo e melodia
Letras de canções, notícias do dia
Tudo que envolve arte popular
Quem não viu ainda é melhor entrar
Abaixo é o link pra ser acessado
Do Blog que hoje é o mais visitado
Nos dez de galope da beira do mar

RADIO REPENTISTAS

RADIO REPENTISTAS
REPENTES PELA VIDA

HINO de São José do Belmonte-PE

MINHAS POESIAS E DECLAMAÇÕES NO YOUTUBE

RÁDIO CULTURA NORDESTINA